Curso de Gestante - o que é e como foi.

Antes de começar


No último dia 29 fiz um curso de gestante, no hospital Caxias D'or. Eu tava muuuito ansiosa pra saber o que era, apesar de ter recebido um cronograma antes, mas queria saber como aplicar aquilo, se seria mais do mesmo, ou de fato, esclarecedor.

Dra. Thalia
Tipos de Parto
Começamos com uma palestra sobre tipos de parto e tipos de anestesia, com a Dra. Thalia. Confesso que já sabia quase a maioria, mas ouvir de uma obstetra, podendo tirar qualquer dúvida na hora, é muito melhor que somente ler na internet. Ela explicou sobre parto humanizado, que também pode ser feita na cesariana, e que o importante é o vínculo mãe-bebê e a saúde de ambos. Claro que, normalmente, o parto normal é sempre mais falado e elogiado por motivos óbvios, mas a boa via de parto é aquela que seja melhor pra mãe e filho. Confesso que me deu aquela balançada sobre ter ou não cesárea.

Enfermeira Simone
Após essa palestra muito boa, foi a vez da enfermeira obstetra, Simone, falar sobre amamentação. E que palestra legal!! Ela abordou tudinho, explicou posições, composição do leite, onde é formado, que hormônios formam, como estimular, qual a pega correta. Amei muito, e ela é um amorzinho.

Demos aquela pausa para lanches, porque grávida se ficar sem comer é azia na certa.

Voltamos falando de cuidados na higiene do bebê. A enfermeira Simone ainda demonstrou com auxílio de um boneco as posições para dar banho, falou sobre perda de calor e a importância do companheiro em não só ajudar (porque não é pra ser uma "ajuda"), mas sim dividir. Ensinou como tratar do umbigo para que ele caia no tempo certo (o que não fazer com o umbigo também, porque tem muito mito). Explicou sobre as vacinas iniciais da vida do bebê e os principais cuidados nos primeiros 30 dias de vida daquele serzinho.

Dra. Celia
A próxima palestra foi sobre alimentação saudável na gestação, com a nutricionista Celia. Como eu estou sem marcar nutricionista desde o 3º mês, tirei tooooodas as minhas dúvidas sobre comida. O que é mito, verdade, recomendado, proibido e etc. Ela falou de uma forma geral, para até não gestantes, mas focou bem no que é bom para o feto, o que pode acarretar, falou sobre ferro, ácido fólico, vitamina c, d, enfim, cobriu toda aquela área que é bem sensível, porque ninguém quer falar o que come e faz de errado. Falou sobre a alimentação também no puerpério (aprendam, essa palavra significa pós parto) e como pode interferir no aleitamento.

Para finalizar esse circuito de palestras uma representante da Johnson (que foi uma das apoiadoras do curso, já que o curso é de graça, o dinheiro teve que vir de algum lugar) falou sobre massagem corporal do bebê, o que eu conhecia como Shantala (já vi vídeos e tenho até o creme pra fazer), ela explicou os benefícios com a estimulação sensorial e emocional, foi bem legal.
Gente, não lembro o nome dela, me desculpem. Mas ela é um amor também.

Depois vieram os sorteios, nenhuma mãe saiu de lá com mão abanando, todas ganharam algo, no meu caso foi um kit da Kuka com uma bolsinha térmica, uma escova "de dente" (na verdade de gengiva né?! Haha)  para neném e aqueles adesivos de parede para acompanhar o crescimento do bebê.

Mas a Johnson deu um kit banho para todas as gestantes, ganhamos também bepantol e absorvente para os seios.

Ponto fraco: Como sempre, onde tem macho, tem machisse. Muitos acompanhantes tentaram ser os Zé Graça das palestras (porque eles deveriam estar com o cu coçando pois não eram o centro das atenções), Victor falou que no banheiro muitos falaram "que saco!". GENTE ISSO ME EMPUTECE TANTO!! Não consigo entender porque uns IMBECIS que nem esses querem ter filhos se não conseguem que a atenção não sejam eles por algumas horas, imagina quando o filho nascer. Fico com pena das mulheres que "vão ter" que cuidar de dois bebês quando o dela nascer. Enfim...

Vale muuito a pena o curso de gestante, recomendo para todas as grávidas. Eu queria que abordasse mais a parte psicológica da coisa, de cada mudança no corpo da mulher, mas acho que teria que ser um dia só disso também, pois há muito o que falar.

:D

Comentários

Postagens mais visitadas