É MUITO EXAME!! Quais eu tive que fazer?

Gravidez requer uma atenção muito grande. Então a quantidade de exames para serem feitos é enorme também, mas nada fora do comum.
Não sei como é feito em outros lugares, ou dependendo do risco da gravidez de cada mulher, mas falando do meu, foram alguns bons exames.

Logo que descobri, ao invés de fazer o beta (de sangue), eu quis fazer logo uma ultra transvaginal para ver se tinha bebê mesmo, como eu estava com 5 semanas, não vi nada, o que foi muito frustrante porque tinha feito três testes de farmácia que deram positivo, se eu tivesse feito o beta, teria dado positivo também, mas na ultra só deu pra ver que meu endométrio estava mais espesso, o que PODERIA indicar gravidez, mas nada certo. Portanto se sua menstruação atrasou 1 a 7 dias, não faça a  ultra logo, faça o de sangue.

Passando duas semanas, quando eu estava com 7 e pouco já consegui ver o saco gestacional, mas ainda não ouvi o batimento cardíaco, o que me deixou muito mal também, mas tem gente que com 7 semanas já consegue ouvir.

Fui na consulta com a gineco e com 8 semanas ela me pediu uma bateria de exames de sangue. Hemograma completo, tipagem sanguínea, HIV, citomegalovírus, toxoplasmose (porque tenho gato), hepatites, glicose, TSH, e EAS e cultura da urina.

Já com 12 semanas, fiz o  exame de imagem de translucência nucal, que só pode ser feito entre 11 e 13 semanas. Nesse exame que consegui vê-lo certinho. Foi lindo.

Com 17 semanas fiz o exame de ultrassonografia só para ver o sexo, e conseguimos ver, maior pintão, não tinha como nem confundir.

Mais ou menos com 20 semanas eu tomei a vacina da gripe, mas não tem nada a ver com semanas, só calhou de ser na época da campanha.

Já com 22 semanas, fiz a ultrassonografia morfológica (a ultra mais importante), nela a gente vê se os órgãos todos estão sendo formados, sem deformidades, dentro do corpo, os dedos, todas essas coisas.

Com 24 semanas eu fiz todos aqueles exames laboratoriais que eu fiz no primeiro trimestre, e ainda fiz a curva glicêmica (aquele que você colhe o sangue, toma um troço super doce, espera uma hora, colhe o sangue,  toma de novo, espera mais uma hora e colhe o sangue de novo). Todos normais como sempre, graças a Deus.

Com 27 semanas eu tomei a primeira dose das vacinas contra Hepatite B e Tétano. E também colhi o preventivo.

Com 32 semanas eu fiz aqueles exames laboratoriais de novo, agora para o terceiro trimestre (ou seja, esses exames são por trimestre) e também tomei a segunda dose das vacinas de Hepatite B e Tétano.

Também com 32 semanas eu fiz a ultra com doppler de acompanhamento pra saber o peso e se ele estava recebendo nutrientes suficiente. Tudo ótimo.

Com 38 semanas eu fiz o exame de estreptococos (para saber se tem alguma bactéria na vagina), esse exame é importante porque se der positivo, a mulher precisa tomar um antibiótico na  hora do parto, mesmo se for cesariana.
Fiz a última ultra com doppler de acompanhamento para saber o peso e passagem de oxigênio e nutrientes para ele, tudo está ótimo.

Estamos preparados para o parto, depois dessa maratona de exames! Tudo certo, graças a Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas